O Que o Tempo Levou: Capítulo 24


20170529_204916-1


Ano de 2009

CENA 1: PEDRA FINA | CASA DE MANOEL | SALA | INTERIOR | NOITE

Márcia entra, cumprimenta Manoel e Estela, que continua com uma sensação esquisita assim que toca na mão dela, algo que ela não consegue explicar.

MÁRCIA: – Sua tia está aqui, Manoel? – Pergunta, amigavelmente.

MANOEL: – Está na cozinha. – Responde, apontando para a porta do cômodo.

Márcia segue para a cozinha sobre o olhar duro de Manoel, que logo olha para Estela

MANOEL: – Pensando bem, acho que esse jantar não foi uma boa ideia, Estela. – Diz, pensativo. – Minha tia tinha de convidar a Márcia? Isso é estranho.

ESTELA: – Não se preocupe, Manoel. Tudo vai correr bem, acredite! – Afirma, olhando com muito carinho para Manoel.

Não demora muito, logo a campainha toca novamente, dessa vez Manoel é quem se prontifica a atender. Manoel abre a porta, ficando  de frente para Maurício, os dois se encaram antes de se abraçarem.

MANOEL: – Que bom que você veio, Maurício! – Diz, se afastando lentamente e desfazendo o abraço.

MAURÍCIO: – Você é como um irmão para mim, Manoel, não poderia faltar. – Diz, sorridente.

Estela arregala os olhos, pois acaba reconhecendo a voz de Maurício, e assim que Manoel sai um pouco para o lado, ela constata que realmente é Maurício.

MANOEL: – Venha! Quero apresentar uma pessoa muito especial para mim. – Diz, saindo totalmente da frente de Maurício, que entra e de imediato ficando há poucos passos de seu grande amor. Manoel passa por ele. – Essa aqui é a…

MAURÍCIO: – Estela… – Completa, voltando seu olhar para Manoel.

O sorriso de Manoel desaparece assim que Maurício termina de completar a frase.

MANOEL: – Vocês se conhecem? – Pergunta, intrigado enquanto alterna seu olhar.

MAURÍCIO: – Foi uma má ideia eu ter vindo, Manoel. – Diz, desviando o olhar de Estela. – Eu vou embora.

Maurício retorna para perto da porta, Manoel o segue, confuso com o que acabara de acontecer.

MANOEL: – Você vai embora assim? Não vai explicar o que está acontecendo? – Indaga, intrigado.

Maurício volta seu olhar para Estela, que sai da sala e entra no escritório, muito mexida com tudo o que aconteceu.

MAURÍCIO: – Você realmente não sabe, Manoel? Você estava no dia do meu aniversário e vai me dizer que não se lembra dela? – Ele pergunta, deixando Manoel pensando.  Maurício deixa a casa de Manoel.


CENA 2: PEDRA FINA | CASA DE MANOEL | EXTERIOR | NOITE 

Maurício sai rapidamente da casa de Manoel, entra no carro e bate com força no volante, abaixando a cabeça e deixando as lágrimas caírem. Ele começa a lembrar de tudo que viveu com Estela, todos os momentos felizes.

MAURÍCIO: – A Bianca estava certa o tempo todo! – Afirma, magoado.

Maurício liga o carro e acelera, saindo de frente da casa de Manoel.


CENA 3: CASA DE MANOEL | ESCRITÓRIO | INTERIOR | NOITE 

Manoel entra no escritório e encontra Estela aos prantos debruçada na mesa. Ele se aproxima dela com calma, e tentando entender tudo o que se passou.

MANOEL: – O que aconteceu alí, Estela? – Pergunta, calmamente.

ESTELA: – Eu não quero falar agora, Manoel, desculpa! – Diz, enxugando as lágrimas.

MANOEL: – Tudo bem. Eu vou deixar você sozinha. – Afirma, seguindo em direção a porta. – Estarei na sala se precisar de mim. – Diz antes de sair do escritório.

A porta se fecha. Estela tem o olhar perdido assim que levanta a cabeça. Ela pensa em Maurício, e inevitavelmente começa a pensar em Bianca.


CENA 4: CASA DE MANOEL | COZINHA | INTERIOR | NOITE 

Carmen sai da cozinha, seguindo em direção a sala. Márcia se aproxima de Frau Herta, que sorri ao vê-la.

FRAU HERTA: – Então você está disposta mesmo a fazer o que eu disse.

MÁRCIA: – Agora mais do que nunca. Eu não fui com a cara dessa Estela, para mim ela é uma qualquer que está se aproveitando da bondade do Manoel.

FRAU HERTA: – Ele jura que é ele quem está ajudando ela de bom grado. – Diz, desdenhando da situação do sobrinho.

MÁRCIA: – Eu tenho que tirar ela do meu caminho o mais rápido possível, Frau Herta. Não posso deixar que ela dê mais um passo em direção ao Manoel.

FRAU HERTA: – Eu sei disso, pois daqui a pouco ele vai ter a brilhante ideia de registrar o filho que ela espera no nome dele.

MÁRCIA: – Deus nos livre disso, Frau Herta! – Diz, séria.

FRAU HERTA: – É por isso que hoje mesmo devemos agir. – Ela esboça um leve sorriso.

MÁRCIA: – E como faremos isso? – Pergunta, curiosa.

Frau Herta se aproxima um pouco mais de Márcia.

FRAU HERTA: – Tudo sairá perfeitamente bem, Márcia. Não se preocupe! – Ela diz voltando a se afastar.


CENA 5: CASA DE MANOEL | SALA | INTERIOR | NOITE

Manoel tenta relaxar no sofá, fecha os olhos por alguns minutos até ouvir a campainha tocando, ele suspira e se levanta para atender. Quando chega próximo da porta, olha para a porta do escritório, pensando em Estela. Manoel abre a porta, ficando frente a frente com Bianca, que por sua vez esboça um leve sorriso.

BIANCA: – Você é o Manoel? – Ela pergunta, sorridente.

MANOEL: – Sou eu mesmo. Você é?

BIANCA: – Sou a irmã da Estela… Bianca. – Ela responde estendendo a mão. Manoel a cumprimenta, permitindo a entrada dela.

MANOEL: – Ela está no escritório, Bianca. – Diz, apontando a porta para ela.

BIANCA: – Obrigado! – Ela agradece, sorrindo de maneira maliciosa, deixando Manoel encabulado.


CENA 6: CASA DE MANOEL | ESCRITÓRIO | INTERIOR | NOITE 

Carmen está abraçada a filha depois de deixá-la mais calma. Ela afaga os cabelos de Estela, que por sua vez se aconchega no ombro da mãe. A porta do escritório se abre, Bianca então entra e seu sorriso desaparece assim que vê a mãe. Estela levanta o olhar e vê a irmã mais velha, ela enxuga as lágrimas, saindo do abraço da mãe. Estela encara a irmã, que fica parada próximo da porta.

CONTINUA

20170613_201406-1

Então, o que você achou? Deixe sua resposta

