Que Dia é Hoje? 


Oi pessoal, dia 13 de Maio, alguém aí sabe me dizer Que dia é Hoje? Bom, é algo que marcou o nosso país no passado (e que ainda anda a marcar), mais precisamente em 1888, quando a abolição da escravatura foi assinada pela então princesa Isabel, um dispostivo legal denominado como Lei Áurea. Neste sábado, faz 129 anos, mas ainda vemos e vivemos sobre tudo isso.


20160513153737649209o


Claro, a abolição da Escravidão não ocorreu de um dia para o outro, na verdade veio acontecer pressionada por outras três leis anteriores que já dificultavam o trabalho escravo no país, entre outros fatores irrelevantes que já ocorriam há um certo tempo. A libertação dos escravos aconteceu por uma questão humanitária? Quem dera tivesse sido por isso, mas a verdade é que o interesse econômico ditou as regras.


small_805-dia-da-abolicao-da-escravatura-no-brasilE de fato verdade, depois que os escravos foram libertos, na verdade ficaram a mercê, ao Deus dará, pois a viabilização de acesso às terras e moradias, por exemplo, não aconteceu e lá foram eles batalhar duro para conseguirem ser cidadão, para tentarem viver.

Cento e vinte e nove anos depois, vemos que algumas coisas mudaram, mas outras, como o preconceito, estão presentes no cotidiano, seja o preconceito de forma velada ou escancarada para todos que quiserem ver. Há muito o que mudar, há muito que melhorar.

Confiram 5 verdades e mitos sobre a abolição da escravatura no Brasil.

Anúncios

4 comentários sobre “Que Dia é Hoje? 

  1. 👏👏👏👏
    Sou bisneta de filha de escravo e tenho vinte anos. Essa questão que muitos não são favoráveis a comentar, ocorreu a menos tempo do que a nova geração tende a imaginar que aconteceu, vale o lembrete, a memória de que já existiram dias piores.
    Belo texto king! 💞

    1. Eu também sou bisneto de escravos e tenho 21 anos. Muitos temem tocar nessa ferida que está aí para todo mundo ver, afinal são menos de 150 anos que tudo ‘terminou’.
      Obrigado de coração 😇 vc é uma querida 😊

  2. Muito legal você trazer esse tema, Jair. Muito bom o seu texto.
    Tempos atrás eu vi um documentário feito com descendentes diretos de escravos, e eles foram bem claros ao dizer que a Princesa Isabel assinou o papel, mas que eles só se sentiram realmente cidadãos com a promulgação da CLT. Nada menos que 55 anos de diferença. E muito bem lembrado: até hoje ainda guardamos resquícios desse passado tão sombrio.
    Parabéns!
    Abraço.

Então, o que você achou? Deixe sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s