Luz dos Olhos: Capítulo 3



Nevedo, Rua Imperial, Tarde

Rui se mostra pronto para falar, ele encara Gonçalo que espera por algo que explique a discussão dele com Cássio.

RUI: – Quer saber? Não vou dizer nada! Você não vai acreditar mesmo Gonçalo. Todo mundo sabe o quanto você protege aquele infeliz do Cássio.

GONÇALO: – Espere aí, Rui, você tem que contar. O que foi que o Cássio fez?

RUI: – Ele não fez nada, você que fez ao confiar muito no seu irmão, que só quer destruir tudo o que o Bosco construiu. Agora eu vou pra casa, de lá eu mando meu pedido de demissão.

GONÇALO: – Não está sendo extremo demais?

RUI: – É melhor para todos nós, e diga para o Cássio não se aproximar de mim, ou de minha mulher, não estou para brincadeira.

Rui se vira e vai até onde seu carro está estacionado. Gonçalo o observa.

GONÇALO: – O que foi que o Cássio aprontou?

Gonçalo observa o carro de Rui partir, ele volta para a empresa.


Fazenda Temporal, Zona Rural de Nevedo, Sede, Sala, Tarde

Brenda está sentada no sofá, ela sorri de forma constante, e passa a mão na barriga.

BRENDA: – Te amo tanto, meu filho! (olha para a barriga) tenho certeza que você será muito feliz aqui nessa fazenda. Eu e seu pai já te amamos muito.

Brenda se assusta ao ver a porta se abrindo com uma certa violência. Cássio entra, olha de forma  dura para Brenda que o encara, ele segue direto para o quarto após subir pela escada. Gonçalo entra em seguida.

BRENDA: – O que houve, meu amor?

Gonçalo se senta ao lado de Brenda, que segura a mão do marido.

GONÇALO: – Sabe o que eu acabei de descobrir?

BRENDA: – Nem imagino, mas deve ser algo muito grave para que você esteja desse jeito.

Gonçalo coloca as mãos na cabeça.

GONÇALO: – O Rui estava desviando dinheiro da empresa, eu nunca iria desconfiar se o Cássio não tivesse me mostrado muito,

Brenda se levanta com cuidado.

BRENDA: – Duvido muito que o Rui tenha feito uma coisa dessa. Acho que já passou da hora de você ver quem seu irmão realmente é, meu amor.

GONÇALO: – O que você está querendo dizer com isso?

BRENDA: – Simplesmente que você não conhece seu irmão. Você está acusando o Rui que sempre foi seu amigo, nunca lhe deixou na mão. Você tem que parar de ver seu irmão sempre como uma ovelha, coisa que ele não é.

Cássio está ouvindo tudo as escondidas, está com os punhos cerrados enquanto ouve cada palavra de sua cunhada.

CÁSSIO (pensa): – Desgraçada,  você logo terá o que merece, Brenda!

Cássio vai para o quarto, está furioso.



Nevedo, Casa dos Matoso, Noite

Bibiane serve o prato de Rui, que está sentado a mesa, pensativo. Bibiane se aproxima com a comida.

BIBIANE: – Não fica assim, Rui, logo a verdade vai aparecer. O Gonçalo tem que estar do seu lado, e não do lado do Cássio que a cidade toda já conhece e sabe que é um mal caráter.

Rui olha para Bibiane.

RUI: –  Eu fiz bem em não ter contado nada ao Gonçalo, pois do que adiantaria afinal. Só que agora eu me preocupo muito com o destino do nosso tratamento.

Rui segura uma das mãos de Bibiane.

BIBIANE: – Não se preocupe com isso, Rui. Deus vai nos ajudar.

RUI: – Tenho certeza que sim, meu amor.

Rui leva a mão de Bibiane próximo dos lábios e a beija.

RUI: – Eu te amo muito.

Bibiane sorri.

BIBIANE: – Eu também te amo muito, e logo tudo isso será esclarecido, estou com você.

Rui acaricia o rosto de Bibiane.

RUI: – Você ao meu lado já é a coisa mais maravilhosa do mundo.

Um sorri para o outro.


Nevedo, Beco, Noite 

A lua no céu não ilumina o beco, que está escuro. O carro de Cássio para na calçada, ele desce apressado e entra rapidamente no beco, uma mulher está ao fundo no beco, ela sorri quando Cássio se aproxima.

MULHER: – Recebi seu telefonema, estava apressado, o que você quer?

CÁSSIO: – Precisamos apressar as coisas, meu irmão está muito perto de descobrir o golpe que quero dar, e quero dar uma lição nele e na minha  cunhadinha.

MULHER: – Tem certeza de que quer realmente fazer isso?

CÁSSIO: – Toda certeza do mundo, e não me importo com a dor deles, vou ter toda fortuna só pra mim, e sem ninguém para atrapalhar.

MULHER: – Vou apressar tudo, e assim que for a hora, você me avisa.

CÁSSIO: – Muito bom, eu não quero dividir minha herança com mais ninguém. Ele fora do meu caminho, tudo ficará como quero que fique.

Cássio sorri.


Fazenda Temporal, Sede, Sala, Manhã 

Brenda desce pela escada, segue direto para cozinha, está meio tonta, ela começa a preparar o café quando sente algo escorrer pelas suas pernas. Brenda constata que sua bolsa estourou. Gonçalo entra na cozinha, Brenda fica de frente para o marido.

BRENDA: – Chegou a hora, Gonçalo!

Gonçalo fica surpreso.

GONÇALO: – Eu sabia que o médico tinha errado.

Gonçalo pega Brenda nos braços.

GONÇALO: – Não se preocupe, meu amor, vai dar tudo certo.

Gonçalo passa com Brenda nos braços por Cássio que olha eles saírem.

CÁSSIO: – Mais cedo do que eu imaginava, mas nada vai dar errado, nada!

Cássio mantém um sorriso enigmático.

CONTINUA…

7 comentários sobre “Luz dos Olhos: Capítulo 3

  1. Capítulo 02

    Ufa, Cássio se livrou das acusações do irmão sobre algo que vai cometer, mas tem que andar de olho em Rui. Esse sim pode acabar com a sua vida, COMEÇANDO COM ESSE GANCHÃO. 😮

    Capítulo 03

    Rui nn contou, mas deixou uma pulga na orelha de Gonçalo. Ele tá mexendo com fogo… SOCORRO! Cássio jogando a culpa pra cima de Rui. 😮 GGG Brenda querendo fazer Gonçalo acreditar que isso eh mentira. Cássio vai acabar com ela. Apenas observo. Esse ganchão!!! Meu Deus, deixa eu respirar, risos. Uma bomba atrás da outra. Cássio melhor personagem, verdade.

    Parabéns, Jair! Estou atualizado e me perdoe por nn comentar no dia certo, mas… Luz terá abertura?

Então, o que você achou? Deixe sua resposta

