Luz dos Olhos: Capítulo 2



Fazenda Temporal, Zona Rural de Nevedo, Escritório, Manhã 

Cássio está nervoso, mas faz de tudo para não demonstrar esse nervosismo, ele olha para os lados, se mantém sério, porém receia ter que colocar tudo a perder. Gonçalo observa atentamente seu irmão mais novo, ele se levanta da cadeira que está sentado, dá a volta em sua mesa de trabalho e para em frente ao irmão.

GONÇALO: – Vai me contar ou não o que está acontecendo?

Cássio desvia do irmão e anda um pouco até parar próximo a janela, ele fica de costas para Gonçalo, que por sua vez aguarda por uma resposta.

CÁSSIO: – Eu realmente não sei do que se trata, Gonçalo.

Gonçalo pega um papel em cima da mesa.

GONÇALO: – Não faça tantas dívidas,  meu irmão, pois isso pode nos prejudicar muito.

Cássio respira aliviado.

CÁSSIO (pensa): – Então é isso! Ufa!

Cássio se vira e olha para Gonçalo que segura o papel e olha para o irmão.

CÁSSIO: – Foi só um gasto bobo, Gonçalo. Prometo que não vai acontecer mais.

GONÇALO: – Eu não quero que você pense que estou controlando você, afinal tudo isso é seu também, mas quero que você saiba que temos ter um controle maior ainda mais na situação em que  a empresa se encontra.

Cássio se aproxima do irmão.

CÁSSIO: – Fique tranquilo, não vou mais me exceder nos gastos, meu irmão. Eu sei que a empresa está perdendo capital, mas eu quero o bem do nosso patrimônio.

Gonçalo abraça Cássio.

GONÇALO: – Muito obrigado por entender, Cássio. Logo nós dois vamos conseguir colocar a empresa no rumo certo.

CÁSSIO: – Sim, vamos conseguir!

Cássio sorri enquanto está abraçado ao irmão.

CÁSSIO (pensa): – Somente eu conseguirei.


Fazenda Temporal, Quarto de Gonçalo e Brenda, Manhã 

Brenda caminha da janela até a cama, ela está preocupada, passa a mão na barriga constantemente.

BRENDA: – Eu queria que seu pai enxergasse o que eu vejo no Cássio,filho (passa a mão na barriga) espero que ele veja a tempo.

Gonçalo entra no quarto, ele tem um sorriso de grande felicidade. Gonçalo se aproxima de Brenda que está próxima da janela.

GONÇALO: – Eu já conversei com ele, meu amor. Era só aquilo mesmo.

Brenda fica de frente para Gonçalo.

BRENDA: – Tem certeza?  Eu ainda acho que você deva perguntar mais.

Gonçalo se afasta e se senta na cama.

GONÇALO: – Não vai começar a implicar com meu irmão de novo, vai?

BRENDA: – Quem dera fosse implicância, mas você não acredita em mim. Seu irmão vai nos levar à ruína, e não só isso.

Brenda sai do quarto, ela passa a mão na barriga constantemente. Gonçalo fica pensativo.


Nevedo, Empresa Cavalcante Robato, Tarde

Gonçalo está sentado, ele olha para uma pilha de documentos em cima da mesa, olha para o relógio. Rui bate na porta.

GONÇALO: – Pode entrar!

Rui entra na sala e fica parado em frente da mesa de Gonçalo que o observa.

GONÇALO: – Terminou o balanço?

RUI: – Sim, estão na minha sala, vou pegá-los.

Rui se vira para sair da sala, mas Gonçalo o faz parar.

GONÇALO: – Antes de ir buscá-los, me diga, viu alguma anormalidade?

Rui fica paralisado, ele suspira profundamente antes de responder e pensa principalmente em Bibiane.

RUI: – Não, senhor, eu não vi nada de anormal!

GONÇALO: – Tudo bem, agora pode ir.

Rui sai da sala de Gonçalo com o coração na boca, pois mentira para o seu patrão e amigo.


Empresa Cavalcante Robato, Sala de Rui, Tarde 

Rui entra em sua sala, fecha a porta, vai direto ao bebedouro, está bastante nervoso por ter acabado de mentir. Cássio está parado próximo a porta, ele sorri.

CÁSSIO: – Espero que tenha mentido direitinho, Rui, pois se isso não aconteceu, você já sabe o que pode acontecer.

Rui deixa de olha para a janela e olha diretamente para Cássio.

RUI: – Você ainda vai se arrepender tanto do que está fazendo com seu irmão, Cássio.

CÁSSIO: – Eu me arrepender? Jamais! Agora é melhor você continuar com o que combinamos, do contrário, não vou sentir pena da sua querida Bibiane.

Rui avança com toda fúria para cima de Cássio, que arregala os olhos.

RUI: – Não ouse chegar perto da minha mulher ou eu mato você com minhas próprias mãos, infeliz!

Cássio empurra Rui contra a mesa. Ele segura o queixo de Rui.

CÁSSIO: – Escuta bem! Quem manda aqui sou eu, em breve tudo isso  aqui será meu. Se eu fosse você, me trataria com um pouco mais de respeito.

A porta da sala de Rui é aberta, Gonçalo entra e se espanta.

GONÇALO: – O que está acontecendo aqui?

Cássio sai de perto de Rui, que pega uma pasta em cima da mesa e segue para perto de Gonçalo.

RUI: – Pergunta para o seu irmão! Eu não vou fazer mais parte disso.(olha para Cássio) e você está avisado, eu mato você se acontecer algo com minha mulher, infeliz!

Rui sai da sala, deixando os irmãos sozinhos. Gonçalo olha de forma feia para Cássio.

GONÇALO: – Você espera aqui! Eu vou atrás dele.

Gonçalo se vira para sair da sala.

CÁSSIO: – Não vai, ele vai inventar coisas sobre mim.

GONÇALO: – O que você tem para esconder, Cássio? O Rui trabalha junto comigo desde sempre, ele não mentiria.

Gonçalo sai da sala. Cássio coloca as mãos na cabeça.

CÁSSIO: – Droga! Eu vou acabar com o Rui.

Cássio começa a jogar todas as coisas que estão sobre a mesa, tem o olhar contendo muita fúria.


Nevedo, Rua Imperial, Tarde

Gonçalo sai correndo da empresa, ele olha para o lado direito e não vê Rui, mas quando olha para o esquerdo, ele o vê. Gonçalo corre até Rui.

GONÇALO: – Rui! Rui! Espere aí.

Rui para e espera Gonçalo se aproximar.

GONÇALO: – O que houve? Vai me dizer o que está acontecendo?

Rui encara Gonçalo.

RUI: – Quer realmente saber!?

GONÇALO: – Pode dizer! Você é o meu melhor amigo, confio em você.

Gonçalo olha diretamente para Rui.

CONTINUA…

2 comentários sobre “Luz dos Olhos: Capítulo 2

Então, o que você achou? Deixe sua resposta

