Leitura em Foco: O Menino do Pijama Listrado



Oi gente! 😄 Quando penso em um livro que me levou à lágrimas, muitas lágrimas mesmo, me vem a cabeça essa obra do escritor John Boyne, O Menino do Pijama Listrado, uma história que se passa lá na segunda Guerra mundial, naquele tempo ‘vermelho’ onde milhões de pessoas perderam suas vidas devido a um ideal monstruoso. Lembro-me de ter lido pela primeira vez aos 15 anos, fiquei alguns minutos olhando para o teto do meu quarto pensando profundamente na vida.


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Ele Também não faz mínima ideia que seu país, a Alemanha está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a gigantesca casa em que vivia em Berlim e se mudar para uma região bem afastada do grande centro, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, em sua nova residência, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.

Em uma de suas andanças as escondidas,  Bruno conhece Shmuel, um garoto que vive do outro lado da cerca que de forma curiosa nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois vai crescendo, Bruno vai aos poucos tentando desvendar o mistério que ronda as atividades de seu pai.


Posso dizer que ri com a amizade entre os dois garotos, as passagens em que eles se divertem juntos a maneira deles me deixou com uma grande felicidade, um com a inocência tão grande e o outro já obrigado a deixar essa inocência de lado tão abruptamente, uma amizade valorosa. Mas chorei com todas as atrocidades que sabemos que chegaram a acontecer realmente no período da segunda Guerra Mundial , chorei mais ainda com tudo o que veio a acontecer no final dessa obra intensa.

Anúncios

Então, o que você achou? Deixe sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s